sábado, 9 de agosto de 2014

FILME-CARTA: Inventar com a Diferença - E.E. PAscoal Ramos

Durante o primeiro semestre deste ano, alunos da Escola Estadual Pascoal Ramos participaram do projeto: “Inventar com a Diferença”, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura do Governo Federal. A realização da ação ficou por conta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dentre as diversas atividades realizadas na escola está a produção de um filme chamado: "Filme-carta de Cuiabá para Bauru". Confira o filme a seguir!



A ação foi mediada pela cineasta Danielle Bertolini, diretora do documentário: “Aguas encantadas do pantanal”, entre outros trabalhos. Os alunos participantes do projeto são todos da 3ª fase do Ensino Fundamental da escola: Vivian Cristiny de Carvalho (3ª fase G); Nathalia Lima Dantas (3ª fase G); Maxsuel Deluqui da Silva Fonseca (3ª fase D); Lucas Rodrigues Narcizo (3ª fase B); Vitória Beatriz Cebalho (3ª fase G); Stefany Cardoso 3ª fase G); Fernanda Medeiros Nunes (3ª fase G); Maria Eduarda Fernandes dos Santos Basso (3ª Fase F); Larissa Rafaela da Silva Pereira (3ª fase F) e Felipe Monteiro da Silva (3ª fase G). A professora de Ciências Maraísa Gabriela Soares e o professor João Paulo Meira Marinho foram os responsáveis pelos encontros na escola.
Durante os trabalhos do projeto, os alunos aprenderam a analisar criticamente uma fotografia, observando elementos de composição (texturas, linhas e curvas, cores, perspectivas, escalas de planos, ponto de vista, dentro e fora de quadro, entre outros). Nos encontros, também foi discutido sobre as origens do cinema e acerca dos primeiros filmes realizados pelos irmãos Lumière. Cada participante produziu e filmou seu próprio minuto lumière. Aprendemos também sobre análise de planos (plano geral, plano conjunto, plano americano, plano médio, primeiro plano, close ou plano detalhe), movimento de câmeras (Panorâmica, Tilt,Travelling, Câmera na mão), posicionamento de câmera (Plongée, Contra plongée, 90º graus, Câmera no chão). Ademais, a realização dessas atividades favoreceu o processo criativo dos participantes e contribui para a valorização de suas ideias.
Sendo assim, ao final foi produzido um filme-carta, sobre o cotidiano dos alunos envolvidos no projeto, sendo este filme trocado com outra escola participante. Além disso, esse trabalho também será apresentado em uma mostra de filmes que será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso.
Confira mais informações em nosso blog: http://pascoalnews.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário