domingo, 27 de julho de 2014

O que é a EDUCOMUNICAÇÂO?


Entendido como um conceito ou metodologia pedagógica, a “educomunicação” tem como proposta a utilização de variados tipos de recursos tecnológicos modernos, além de técnicas da comunicação na aprendizagem, mediada pelos chamados meios de mídia.

Como o próprio nome já define, esta metodologia de trabalho é o encontro da educação com a comunicação e multimídia, de forma colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área.

Alguns dos principais exemplos de uso são: rádio escolar, rádio virtual (web rádio), videogames, softwares de aprendizagem online, podcasts, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes, etc. 

Trata-se de um eficiente instrumento de veiculação de ideias, socialização, interação, troca de informações, divulgação de talentos e motivador da aprendizagem. Essa ação ajuda a fortalecer as relações aluno/professor e família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da autoestima através de atividades diferenciadas, que desafie o aluno a superar os limites impostos pelo desnível social existente em nosso país. 

Também é importante dizer que trabalhar com “educomunicação” significa contribuir para a construção de uma nova perspectiva de ensino e aprendizagem transformando a escola em um espaço de criação, permitindo que as disciplinas curriculares ganhem outra dimensão quando abordadas em meio ao desafio da pesquisa, do trabalho coletivo e da produção de peças de comunicação, tão sedutoras na vida das crianças, adolescentes e jovens. 

Além de tudo isso, esta proposta de trabalho se justifica também pela necessidade urgente de adotarmos em nossa escola ações efetivas no sentido de melhorar e sensibilizar as relações, buscando diminuir a violência, implementando a chamada “cultura de paz” na comunidade, visando ainda a extrapolação dos resultados para além dos muros da escola. Pretende-se conseguir uma melhoria na percepção da importância da unidade escolar para o desenvolvimento processual de cidadãos críticos, conhecedores de direitos e deveres, que lutem por um ambiente melhor para se viver nas variadas escalas geográficas (local, regional, nacional e mundial).

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